sábado, 17 de maio de 2008

CURSO DO LIVRE ARBITRIO ÀS ESCOLHAS ASSERTIVAS



Queridos(as) companheiros(as) de viagem:


A ti que já examinaste os cantos e fendas das tuas crenças estendo-te o convite a experimentares mais um segmento da vida, interminavelmente, em expansão:


CURSO DO LIVRE ARBITRIO ÀS ESCOLHAS ASSERTIVAS


Como Segundo grau do curso Viver o Agora, Amar e Sentir-se Amado, menos do que isso é muito pouco este percurso visa facilitar o ancoramento externo da nossa realidade interna e a manifestação harmoniosa do nosso poder interior nas relações com os outros. (cá entre nós, motivar a continuidade, o aprofundamento e a expansão do trabalho já desenvolvido).

Enquanto matéria nova propõe o enfoque no desenvolvimento em assertividade nas relações interpessoais.


Partindo da consciência que neste plano todos somos peças vivas de um jogo chamado Evolução da humanidade onde ganhar e perder está sempre dependente das escolhas feitas por cada uma dessas peças;


Acreditando que a função de cada peça é aprender a recordar que é parte de um todo, que apesar das aparências apontarem em sentido contrário, é absolutamente Perfeito, Uno e Indivisível;



Admitindo que o livre arbítrio é ilimitado porém à mercê de forças polarizadas e antagónicas que influenciam e transformam simples escolhas em perturbadora necessidade de acerto;

Necessário se torna, Agora, conhecer e integrar instrumentos que permitam reestruturar a capacidade de pró-agir e por isso de escolher responsavelmente.


Já aprendemos que cada atitude que temos , cada palavra que proferimos e aquilo que pensamos influencia tudo e todos e é -nos remetido de volta o que obriga a realinhar e a manter pontaria,constante e persistentemente.
Pelo que e ainda que já tenhamos aprendido a atirar com o arco será sempre imprescindivel continuar a prestar atenção à maneira como alinhamos a flecha e estendemos o fio.


O Livre arbítrio é o arco e as escolhas são as flechas. A assertividade é a “técnica” que nos permite distinguir a qualidade das flechas e saber como esticar o fio, apontar e acertar no alvo.


Sendo Certo que:



O livre-arbítrio deste Universo assegura que a intenção de voltar para a superconsciência deve ser expressa pelo Ser que escolhe este caminho;

A assertividade não é uma característica inata, é antes uma aprendizagem que se realiza ao longo da vida no uso da nossa liberdade de escolha;

As escolhas assertivas permitem-nos desenvolver a expressão directa das nossas necessidades ou preferências, emoções e opiniões com auto-confiança e serenidade;

O comportamento assertivo é aquele que nos permite viver no respeito pelos nossos direitos sem violarmos os direitos dos outros. È por isso facilitador do caminho.

Assim sendo,facilmente se intui que o trabalho longe de ter terminado com o curso Viver o Agora, Amar e sentir-se Amado… apenas começou.O desafio agora são escolhas com a luz da consciência e Acção com a força da responsabilidade.


Bom, já me conhecem o pendor desafiador.Pois, é chegada a hora de voltar a sacudir a poeira do tempo e a estaticidade da inércia convidando-vos a integrar uma nova “roda”. Onde o Amor, a intenção clara, o sentido de humor conjugados com a reverência, compaixão e inspiração, podem fazer toda a diferença na descoberta do significado ou razão de ser dos acontecimentos da vida e na criação de uma Nova Visão.


Aguardando Retorno. Rosa Maciel

1 comentário:

Alexandra disse...

Adorei a associação com o arco e as flechas! Belo trabalho, Linda Rosa Azul!